Brasil Comic Con agita São Paulo no feriado
11:00O evento que aconteceu nos bem no feriado da proclamação da república, 15/11, estabelece na verdade a república geek
Texto: Ingrid Natalie (@ingridnatalie)
48 horas de celebração da cultura pop, essa foi a Brasil Comic Con 2014. O evento ocorreu no Centro de Eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 - São Paulo) nos dias 15 e 16 de novembro com realização da produtora Yamato. Obviamente, como boas geeks, nossa equipe não podia ficar de fora. Marcamos presença no domingo, 16/11, conferindo o que houve de melhor no evento.
Na nossa chegada, fomos recepcionadas com a palestra de Rodrigo e Ricardo Piologo. Os irmãos são fundadores do Mundo Canibal, que ficaram famosos por animações como a "Avaiana de Pau" dentre outras. Além de produzirem o programa Partoba que consiste em compilados de vídeos tirados da internet com quedas bizarras e engraças com direito a uma narração bem hilária de Rodrigo Piologo. Eles também são responsáveis pelo canal Irmão Piologos Games aonde fazem resenhas de jogos e desafios que é necessário que você "seje homi", parafraseando Rodrigo, para conseguir realizar.
Era surpreendente como o ambiente estava agradável. Encontramos pessoas de diversos cantos do Brasil e da América do Sul. Havia uma família de Porto Velho que veio exclusivamente para a Brasil Comic Con. Também, observamos vários pais trazendo os filhos para o evento. Aliás, não apenas trazendo como também trajando os pequenos em cosplays. Afinal das contas, tradição se passa de pai para filho.
Duas fofurinhas vestidas de heróis - Foto: Talita Lazarini |
Orgulho dos pais - Foto: Talita Lazarini |
Tsutsui esteve no Anime Friends 2013 e nesse retorno já se sentiu um verdadeiro brasileiro. Ele recebeu os fãs com muito carinho, tirou fotos e distribuiu autógrafos. E não ficou só nisso! O eterno Jiraya fez diversas aparições no palco no último dia de evento. Uma das aparições iremos relatar mais tarde.
Família Lima mostrando seu lado extrovertido e geek - Foto: Talita Lazarini |
O show começou ás 19:10, aproximadamente 40 minutos de atraso, mas compensou toda a espera. Violinos, contra-baixo, teclado e guitarras deixaram exuberantes a versão, praticamente heavy metal, de "Carmina Burana: O Fortuna" uma das obras primas da música clássica e ditando o tom rock'n'roll do show eles prosseguiram com "Kashimir" um dos grandes sucessos do Led Zeppelin.
Lucas anunciou que prepararam o setlist dos sonhos. A performance foi dividida em três partes. Primeiramente eles iniciaram a sessão com temas de desenhos animados dos anos 80/90. Tocaram as aberturas de Thundercats, Simpsons, Flinkstones e He-Man. A diversão era clara no rosto do grupo, os sorrisos foram todos naturais e recordações não paravam de brotar nos olhos de quem acompanhava as músicas. Vê-los tão contentes com as músicas nos deu a sensação de proximidade, pois todos compartilhavam das mesmas memórias. Aquela barreira artista/público pareceu desvanecer.
A segunda parte foi constituída por temas de séries japonesas e animes. Para essa sessão, eles chamaram ao palco Ricardo Cruz que ficou responsável pelos vocais. Claramente não poderiam deixar de incluir os temas de abertura de Jaspion, Changeman, Jiraya - que contou com a participação especial de Takumi Tsutsui fazendo todos os gestos e poses do personagem - e fecharam com a maravilhosa "Pegasus Fantasy" do anime Saint Seiya ou se você preferir Cavaleiros do Zodíaco. Lucas mencionou que, enquanto ensaiavam a abertura de Jiraya no camarim, Tsutsui apareceu e disse a icônica frase "Eu sou Jiraya" e o músico não se aguentou de felicidade.
Para finalizar o show eles fizeram a sessão de filmes. Relembramos os temas de Darth Vadder "quando pensamos em Star Wars, queríamos tocar o principal tema do filme, mas preferimos o tema do vilão porque era mais divertido", disse Lucas. Incluíram ainda o tema de Robocop e do clássico de Michael Jay Fox " De Volta Para o Futuro".
No geral a Brasil Comic Con obteve um resultado satisfatório. Não houve amontoados de pessoas ou empurra-empurra. O público pode andar pelo espaço sem grandes problemas e o ar condicionado da casa funcionou perfeitamente. Não passamos nem frio, nem calor. Vale citar que tudo estava bem sinalizado. A única ressalva foi para a sinalização externa do evento. Pois foi complicado/confuso de encontrar o transporte para chegar ao local.
Torcemos para que a cultura geek continue se disseminando pelo Brasil e que aconteçam mais eventos desse tipo.
0 comentários