Pearl Jam faz show impecável em São Paulo
10:05Pearl Jam durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy |
Nem vento, nem chuva e muito menos os raios foram capazes de parar a intensa energia do quinteto de Seatle que tocou no Morumbi no último sábado, 14/11.
Texto: Ingrid Natalie (twitter: @ingridnatalie)
O Estádio do Morumbi, São Paulo, recebeu mais uma vez neste último sábado, 14/11, o Pearl Jam. Esta é a quarta passagem do quinteto de Seatle na terra da garoa, sendo a última durante a segunda edição do festival Lollapalooza Brasil em 2013, e pode-se garantir de que não faltaram novidades e surpresas. A primeira delas é a divulgação do mais recente álbum do grupo, "Lightning Bolt" (2013), e um palco com ambientação bastante intimista. Isso sem citar os excelentes tributos que a banda executou ao longo da performance.
Pearl Jam subiu ao palco aproximadamente às 20:45 já dedilhando os acordes de "Long Road" e em seguida veio "Of The Girl". O setlist é sempre uma caixinha de surpresa uma vez que a banda americana é conhecida por nunca repetir o repertório. Morumbi estava quase todo preenchido, haviam pouquíssimos espaços nas arquibancadas. Pista premium e comum completas em sua totalidade.
Um dos primeiros momentos marcantes foi antes da execução de "Love Boat Captain" onde Eddie faz uma homenagem as vítimas da tragédia em Paris. "Do The Evolution" caiu como uma luva nesta hora já que a letra da música trata de como somos moldados por ideologias políticas e religiosas. Depois iniciou-se um verdadeiro festival de pulos e jogadas de cabelo com uma sequência pesada: "Hail Hail", "Why Go", "Getaway" e "Mind Your Manners".
Mike McCready realizou solos maravilhosos no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy |
Jeff Ament e Stone Gossard durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Crédito: Elton Jeremy |
Matt Cameron durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy |
Uma das surpresas da noite foi o cover de "Imagine" de John Lennon. Eddie pediu para nunca esquecermos da mensagem dessa música e que acendêssemos os celulares. Imediatamente o Morumbi se encheu de luzes. A atmosfera emocionante que se formou no estádio continuou ao som de "Sirens", uma das composições mais suaves do Pearl Jam. Logo o termômetro subiu de novo quando a banda tocou as empolgantes "Whipping", "I Am Mine", "Blood" e "Porch".
Já se aproximando do final do show, tivemos a execução de um dos hinos do Pearl Jam, "Alive". O público foi ao delírio e cantou em coro uníssono. Com as luzes do estádio acessas a banda tocou "Rockin' in the Free World" (cover de Neil Young), a encantadora "Yellow Ledbetter" e quase não querendo ir embora "All Along the Watchtower" (cover de Bob Dylan).
Por que o Pearl Jam atrai tantos seguidores fieis a mais de duas décadas? Razões são várias. Talvez a explicação se encontre na singular voz e carisma de Eddie Vedder ou nos solos e riffs de guitarra precisos de Mike McCready ou no extremo talento de Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron. A verdade é que foram 3hrs10min de uma apresentação absolutamente perfeita tecnicamente, mesmo com os contratempos que aconteceram.
Setlist completo:
1. "Long Road"
2. "Of the Girl"
3. "Love Boat Captain"
4. "Do the Evolution"
5. "Hail Hail"
6. "Why Go"
7. "Getaway"
8. "Mind Your Manners"
9. "Deep"
10. "Corduroy"
11. "Lightning Bolt"
12. "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town"
13. "Even Flow"
14. "Come Back"
15. "Swallowed Whole"
16. "Given to Fly"
17. "Jeremy"
18. "Better Man"
19. "Rearviewmirror"
1° Encore
20. "Footsteps"
21. "Imagine" (cover de John Lennon)
22. "Sirens"
23. "Whipping"
24. "I Am Mine"
25. "Blood"
26. "Porch"
2° Encore
27. "Comatose"
28. "State of Love and Trust"
29. "Black"
30. "Alive"
31. "Rockin' in the Free World" (cover de Neil Young)
32. "Yellow Ledbetter"
33. "All Along the Watchtower" (cover de Bob Dylan)
0 comentários